Introdução #
Neste tutorial, vamos apresentar a estrutura de configuração de questionários de qualificação da plataforma eQualifica.
Acessando pelo menu lateral em Configurações > Questionários, você acessa os grupos do Formulário Geral de Qualificação. A estrutura geral dos questionários é a seguinte:
- Questionários: o Questionário Geral de Qualificação já é criado automaticamente. Esse questionário é aplicado no processo de qualificação dentro de um Pedido;
- Etapas: o fluxo de preenchimento das respostas do questionário é dividido em sessões temáticas para facilitar a usabilidade;
- Grupos de Questões: cada etapa pode incluir um ou vários grupos de questões. Cada grupo pode ser configurado dentro de filtros para exibir somente em casos específicos.
- Questões: cada questão ou “item do questionário” é uma pergunta do tipo “Sim/Não/Não Aplica” onde, dependendo da resposta, algum tipo de ação pode ser vinculada, como criar um item de nota devolutiva, praticar ato ou incluir novas questões;
Etapas #
Os questionários estão organizados em Etapas padronizadas conforme listado abaixo.
- Qualificação dos Registros (Matrícula, Transcrição, Registro, etc);
- Qualificação dos Títulos (Instrumento Particular, Escritura Pública, Título Judicial, etc);
- Qualificação dos Negócios (Compra e Venda, Alienação Fiduciária, Doação, Dação, Usucapião, etc);
- Verificação Título x Registro (Conferência entre dados do Título e do Registro);
- Verificação de Documentos (Conferência de Documentos Obrigatórios para o Ato);
Para cada uma dessas etapas, vamos criar um grupos de questões. Cada grupo funciona como um checklist que pode ou não ser exibido em um caso concreto. Por exemplo, na etapa de Qualificação dos Registros, podemos criar um grupo com nome “Dados Gerais – Matrícula” que vai ser exibido se no pedido o registro vinculado for uma matrícula.
Grupos de Questões #
Acesse as configurações de questionários e checklists pelo menu lateral em Configurações > Questionários. A tela exibe inicialmente os Grupos de Questões criados na sua conta.
Podemos criar um novo grupo clicando no botão “Novo Grupo”. As seguintes informações devem ser preenchidas:
- Etapa do Grupo: em qual etapa o grupo de questões será ativado;
- Ordem: se houver mais de um Grupo em uma mesma Etapa, eles são exibidos conforme a ordem indicada, do menor para o maior;
- Título do Grupo: nome do grupo;
- Filtro de Aplicação: restringir a exibição do filtro somente para casos específicos. Por exemplo, se você estiver na etapa de qualificação do título, você pode incluir um grupo de questões que é exibido para “Instrumento Particular com Força de Escritura Pública”.
- Copiar Questões do Grupo: você pode copiar as mesmas questões de outro grupo, quando por exemplo as questões são similares, mas com pequenas alterações.
Ao clicar em “Salvar”, o grupo é criado e passa a aparecer na lista de grupos da conta. Na lista há uma coluna “Quant de Questões”, que exibe o total de questões do grupo. Na coluna “Ações” é possível excluir ou editar o Grupo. Clicando no link da quantidade de questões, você é direcionado para a tela de configuração das questões desse grupo.
Questões #
A tela da lista de questões do grupo exibe as questões criadas dentro daquele grupo de questão. Clicando no botão “Nova Questão”, você será direcionado para o formulário de criar questão, onde os seguintes campos serão preenchidos.
- Sequencia: sequencia da questão dentro do grupo;
- Texto da Questão
- Texto de Ajuda para Preenchimento: o texto de ajuda é exibido abaixo das opções de resposta e a ideia é auxiliar o preenchimento da resposta;
- Fundamento Legal: as leis e normativos selecionados são exibidos junto da pergunta para auxiliar na resposta com o fundamento jurídico;
- Ação – Resposta Positiva/Negativa: informe a ação que deve ser realizada em caso de resposta positiva/negativa. As ações possíveis são as seguintes:
- Item de Nota Devolutiva;
- Praticar Ato;
- Encerrar Grupo de Questões;
- Encerrar Questionário;
- Questões Adicionais – Resposta Positiva/Negativa: é possível incluir questões adicionais se a resposta for positiva ou negativa;
- Pontuação Resposta Correta/Incorreta: para fins gerenciais, indique uma pontuação caso a qualificação esteja correta ou um desconto caso esteja incorreta. Para esse funcionalidade acontecer na prática, é necessário um processo de conferência por outro usuário do sistema.